Home Geração Erasmus De partida para Erasmus

Jovens Prontíssimos para viver o ERASMUS!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Grupo1

A experiência Erasmus também se faz de preparativos e da ânsia pelo momento da partida. É precisamente esse momento que alguns jovens estão a viver. A Forum dá-te a conhecer alguns dos jovens que, durante o próximo ano, estarão a estudar por essa Europa fora.

São seis e representam bem a geração Erasmus. Dizem-se "ansiosos" para levantar voo e ficar pelo estrangeiro durante seis ou doze meses. Os ingleses chamarlhes-iam easy going, nós por cá chamamos-lhes bem dispostos, cheios de energia e à-vontade para trocar umas quantas palavras com alguém que esteja ao seu lado, mesmo que se conheçam há cinco minutos. Entusiasmados por terem sido selecionados pelas suas faculdades (Faculdade de Letras, Instituto Superior de Psicologia Aplicada e Universidade Lusófona) para viver fora de Portugal durante alguns meses, os seis jovens jantaram com a Fórum Estudante para falar de expetativas, preparativos e motivações. Fica a conhecer melhor a Irina, o Fábio, a Catarina, o Tiago, o Álvaro e a Margarida e descobre o que leva um jovem como tu a decidir zarpar na experiência Erasmus.

Irina2.png

Irina Bicová, vai para Nottingham (Inglaterra) durante um semestre

"Quis fazer Erasmus porque penso que é uma experiência nova e deve ser interessante, por aquilo que tenho ouvido. Mas acima de tudo porque é uma ideia interessante. Em Inglaterra, espero conhecer gente nova e descobrir uma cultura diferente. E em termos de estudos, sempre me interessei por aquele país, portanto espero que tudo corra bem. Estive a falar com alguns colegas que já fizeram Erasmus em Inglaterra e eles dizem que gosta- ram muito. Investiguei também o site da faculdade e tenho andado à procura de alojamento, que é uma das coisas mais difíceis de arranjar, porque temos de ser nós, estudantes, a tratar de tudo."

 

TiagoCorona3

Tiago Corona vai estudar um semestre em Barcelona (Espanha)

"Vou porque preciso de independência e de liberdade, preciso de conhecer mais, preciso de estar por mim e desenrascar-me mais. Levar-me ao limite, talvez. Só espero surpresas. Não tenho muitas expetativas sobre o que posso vir a encontrar. Espero que seja tudo uma surpresa, até porque ainda não procurei demasiado para a viagem, nem em termos de alojamento nem de contactos académicos. Mas mais do que conhecer pessoas novas, espero conhecer novas pessoas. Os únicos preparativos que tenho feito têm sido ver inúmeras imagens da cidade e alguns sites oficiais. Só depois é que vou procurar mais do que isso."

 

Catarinacamacho2

Catarina Camacho estará um ano em Torino (Itália)

"Vou em Erasmus porque quero aventura. Ir para um sítio, descobrir, estar por mim sem ninguém a ajudar-me e também porque quero conhecer outras pessoas, outra cultura, aprender uma nova língua... Acima de tudo, vai ser positivo em todos os aspetos. Já estou à espera que vá estar muito frio [risos]. Mas também estou à espera de encontrar a Julia, que é uma amiga que eu fiz cá em Lisboa (ela esteve cá a fazer Erasmus) e que vai ser uma grande ajuda para mim. Acho que, em princípio, só vou encontrar coisas boas. Eu vou com um colega para Torino, por isso já vou ter algum apoio da parte dele, até porque vamos viver juntos, se correr tudo bem. Mas ainda não fizemos muitos contactos. Acho que vai ser chegar lá e logo se vê. Na aventura! [risos]"

 

AlvaroMagalhaes

Durante um semestre, o Álvaro Magalhães será estudante em Madrid (Espanha)

"Decidi candidatar-me porque acho que Erasmus é uma aventura, mas além disso é uma experiência enriquecedora para a nossa vida, tanto a nível pessoal como académico. É um sítio onde aprendemos muitas coisas, em que estamos longe dos amigos, da família, longe de tudo! E isso faz com que tenhamos de ter mais cuidado connosco próprios. Não tenho grandes expetativas. Vou naquela da aventura, de tentar encontrar coisas novas, fazer novas coisas e novos amigos. Além disso, vou ver como me comporto sozinho sem ninguém por perto, apesar de ir com um colega meu. Sinceramente ainda não fiz preparativos nenhuns. Só vi mesmo o que posso visitar na cidade e tenho aperfeiçoado a língua castelhana. Até agora tem sido só isso."

 

fabioDias

Fábio Dias vai estudar em Pádua (Itália) durante dois semestres

"Quero ir de Erasmus, basicamente, para conseguir conhecer outra cultura. Penso que somos muito fechados em Portugal e é uma boa oportunidade de ver uma porção do resto do mundo. Para além de conhecer uma nova cultura e uma nova língua, também quero saber como é o meu curso lá fora. Essas são para mim as coisas mais importantes. Como já conhecia gente que foi para lá, já tenho alguma bagagem sobre o local. Caso seja importante, hei-de conhecer pessoas daquela zona ou mesmo tirar um curso de línguas, se for preciso."

 

AnaMargaridaChambel

Margarida Chambel vai um semestre para Madrid (Espanha)

"Escolhi fazer Erasmus porque quero alargar as minhas competências, não só pessoais como profissionais, conhecer outras culturas, outros modos de vida, outras pessoas e outros modos de trabalho. Espero encontrar pessoas com vontade de conhecer e descobrir coisas novas, culturas diferentes – não só de gente de Madrid, mas de pessoas de outros estudantes de Erasmus -, formas diferentes de ver a vida. Espero crescer com tudo isso, enquanto pessoa e enquanto profissional. Em relação a preparativos, ainda não pensei muito nisso. Ainda falta algum tempo, é só para o ano, e não tenho pensado muito nisso. A única preparação que tenho feito – nem sei se se pode chamar assim – foi visitar uma amiga que está a fazer Erasmus, ver o espírito que se vive e perceber como é interagir com pessoas e hábitos completamente diferentes dos nossos."

 

GUIA-ERASMUS-2012-WEB-1

Outras informações


seo canakkale vergi mevzuati bagimsiz denetim kanunlar web security engelliler teknoloji sgk bagimsiz denetim bagimsiz denetim sorgulama internet security mevzuat vergi ve sgk mevzuati canakkale canakkale balik tutma search