Home Informações Informações Práticas

Informações Práticas

Dinheiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Se o país de acolhimento não estiver na zona euro, informa-te sobre a moeda oficial e o seu respectivo câmbio. Lembra-te que irás pagar taxas para levantares dinheiro no exterior. Pede informações no teu banco sobre qual é a melhor maneira de efectuar transferências internacionais ou qual é o procedimento para abrires uma conta no estrangeiro.

 

Saúde

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Se fores para um país da União Europeia (UE), deves pedir um Cartão Europeu de Seguro de Doença – CESD. O CESD é gratuito e deve ser pedido na Segurança Social pelo menos dois meses antes de viajar. Esse cartão dá-te o direito de aceder, gratuitamente, aos serviços públicos de saúde nos Estados Membros. Se viajares para fora da UE, deves arranjar um seguro de saúde privado. Nesse caso, é da tua responsabilidade procurar, escolher e custear esse seguro. Caso tenhas que levar medicamentos sujeitos a receita médica, deves levar uma declaração do médico, preferencialmente em inglês, e cópia da receita.

 

Viagem

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Marca a viagem com antecedência para aproveitar as tarifas mais económicas e garantir o teu lugar. Tem em atenção os seguintes aspetos:

› quantidade de bagagem que podes levar e o limite de peso de cada bagagem.

› se a tarifa permite alteração das datas de viagem.

› planeia chegar num dia de semana. Viajar num fim-de-semana pode implicar que não tenhas nenhum apoio, caso seja necessário.

 

Equivalência

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O pleno reconhecimento académico é uma das condições do programa ERASMUS e pressupõe que o período de estudos no estrangeiro substitua um período de estudos, comparável, na instituição de origem. Após ser conhecida a instituição de acolhimento, o estudante deve preparar, em conjunto com o coordenador ERASMUS, o seu plano de estudos. Para isso, o estudante deve procurar, no site da instituição de acolhimento, quais são as unidades curriculares disponíveis. Se a informação não estiver disponível no site, deve entrar em contacto com o Gabinete ERASMUS / Relações Internacionais dessa instituição. As cadeiras que o estudante deverá fazer no exterior ficam definidas no Contrato de Estudos.

 

Cultura

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A mudança para um país e uma cultura diferentes pode produzir efeitos inesperados. O choque cultural pode não ser

facilmente ultrapassado e pode surgir um sentimento de rejeição. Procura descobrir o que aquela cultura pode acrescentar à tua vida. Conhecer a Universidade, a cidade e o país de destino é essencial para a tua integração. A falta de determinados elementos de referência da cultura estrangeira pode originar frustração e corromper a tua experiência ERASMUS. Podes obter informações sobre o teu país de destino nas embaixadas desses países em Portugal. Consulta os sites ou escreve um email a pedir conselhos.

 

Língua

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Cada professor decide em que língua irá lecionar as suas aulas e fazer os exames. Pode ser em inglês ou na língua oficial do país. Informa-te no Gabinetes ERASMUS / Relações Internacionais da instituição de acolhimento, sobre a língua em que serão leccionadas as cadeiras que pretendes fazer.

Cursos de línguas

Algumas instituições de acolhimento oferecem aos alunos estrangeiros um curso de preparação linguística. Neste caso, as inscrições são feitas directamente nas instituições de acolhimento. Paralelamente, existem os Cursos Intensivos de Línguas ERASMUS – EILC.

 

Quem e como

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Para quem quer saber o essencial, desde o "quem" ao "como", passando pelas viagens, seguros e equivalências.

Quem e como

Podem fazer ERASMUS os alunos matriculados numa instituição de ensino superior, em cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Para fazer a Mobilidade de Estudantes para Estudos (SMS), o aluno tem que estar matriculado pelo menos no segundo ano dos estudos superiores. A Mobilidade de Estudante para Estágio (SPM) pode ser feita a partir do primeiro ano.

 

GUIA-ERASMUS-2012-WEB-1

Outras informações


seo canakkale vergi mevzuati bagimsiz denetim kanunlar web security engelliler teknoloji sgk bagimsiz denetim bagimsiz denetim sorgulama internet security mevzuat vergi ve sgk mevzuati canakkale canakkale balik tutma search