Home Programa 25 anos

25 anos a mudar vidas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O principal programa europeu de mobilidade de estudantes completa, em 2012, vinte e cinco anos. É um sucesso que já registou quase 3 milhões de histórias, encontros e descobertas.

A Comissão Europeia apoiou intercâmbios piloto durante seis anos antes de lançar o programa ERASMUS, em 1987. Nesse ano, 3.244 estudantes beneficiaram da experiência de estudar num dos 11 países que inicialmente faziam parte do programa. Nos últimos 25 anos, o programa registou um aumento constante do número de estudantes e de atividades. Este ano, 250 mil estudantes irão fazer a mobilidade num dos 33 países participantes. Os destinos mais populares atualmente são Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Itália.

Comemorações

Durante todo o ano irão ter lugar eventos de celebração dos 25 anos do programa. O slogan escolhido, "Vinte e cinco anos a mudar vidas e a abrir o espírito", representa aquilo que o ERASMUS tem feito na vida dos 3 milhões de participantes, desde 1987. Uma equipa de 66 "Embaixadores ERASMUS" irá representar o programa durante as celebrações. Os "embaixadores" escolhidos para representar Portugal foram: Filipe Araújo, antigo estudante ERASMUS da Universidade Católica Portuguesa e José Marat Mendes, professor da Universidade Nova de Lisboa.

Durão Barroso – Presidente da Comissão Europeia

"O programa ERASMUS teve um impacto enorme não apenas nos estudantes, mas em toda a economia europeia. Através do apoio a um ensino de elevada qualidade e à criação de um sistema moderno de ensino superior, com laços mais estreitos entre o mundo académico e os empregadores, este programa

tem ajudado a ajustar as competências ao mercado de trabalho. Tem também dado confiança e capacidade aos jovens para trabalharem noutros países, onde podem existir empregos mais adequados, ajudando-os dessa forma a superar as barreiras geográficas." (Bruxelas, 30 de Janeiro de 2012)

Androulla Vassiliou – Comissária da Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude.

"O programa Erasmus é um dos grandes êxitos da União Europeia: é o nosso programa mais conhecido e mais popular. Os intercâmbios Erasmus permitem aos estudantes melhorar os seus conhecimentos de línguas estrangeiras e desenvolver determinadas competências, como a capacidade de adaptação, que melhoram as suas perspetivas de carreira. Constitui igualmente uma oportunidade para os professores e outro pessoal educativo, verem de que forma funciona o ensino superior noutros países e trazerem para casa as melhores ideias. Em muitos países, a procura excede largamente os recursos disponíveis, razão pela qual tencionamos alargar as oportunidades de estudo e de formação no estrangeiro no quadro do novo programa para a educação, a formação e a juventude "Erasmus para Todos"." (Bruxelas, 30 de Janeiro de 2012)

 

GUIA-ERASMUS-2012-WEB-1

Outras informações


seo canakkale vergi mevzuati bagimsiz denetim kanunlar web security engelliler teknoloji sgk bagimsiz denetim bagimsiz denetim sorgulama internet security mevzuat vergi ve sgk mevzuati canakkale canakkale balik tutma search