Home Programa Erasmo de Roterdão

Erasmo de Roterdão

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ErasmodeRoterdao

Um estudante pela Europa

O programa ERASMUS tem o nome do filósofo, teólogo e humanista Erasmo de Roterdão. Erasmo viajou por toda a Europa em busca do conhecimento e de perspetivas que só o contacto com outros países poderia trazer. Foi um best-seller do seu tempo e nunca deixou de estudar ao longo da sua vida.


Erasmo... na Holanda

Erasmo nasceu em Roterdão, nos Países Baixos, por volta do ano de 1467. Os seus pais deram-lhe a melhor educação que podia ter na altura. Começou por estudar em Gouda e depois em Deventer, a melhor escola de latim da Holanda. Os seus estudos em Deventer são interrompidos abrutamente com a morte dos pais, vítimas da peste que atingiu a Holanda em 1483. Nessa altura, Erasmo é enviado para um mosteiro Agostiniano em Steyn para se tornar Monge. Mesmo sem sentir vocação para a vida monástica, Erasmo é pressionado a cursar o seminário e em 1492 torna-se padre. No ano seguinte sai do mosteiro em missão temporária e nunca mais regressa.

De França a Inglaterra e... de novo a França

Depois de deixar o mosteiro, Erasmo vai estudar Teologia na escola mais rigorosa da Universidade de Paris: o Collège de Montaigu. Nessa altura, recebia um subsídio de Henry de Bergen, bispo de Cambrai, mas o subsídio acaba por não ser suficiente. Para se sustentar, começa a trabalhar como tutor de jovens estudantes e a produzir versões simples de livros da época. Essas versões simplificadas acabaram por fazer sucesso em toda a Europa. Em 1499 vai para Inglaterra a convite de um dos seus alunos de Paris. Em Inglaterra experimenta a vida da corte e contacta com intelectuais e humanistas ingleses. Em 1500 regressa a Paris e começa a aprender Grego.

Erasmo em Itália

Em 1506 tem a oportunidade de viajar para Itália como tutor de dois jovens que foram estudar para a Universidade de Bolonha. Em Itália publica obras traduzidas para o Grego, que fazem grande sucesso, e estabelece a sua reputação de grande erudito clássico.

..de regresso a Inglaterra

Apesar de trabalhar para se sustentar, o dinheiro não é suficiente e Erasmo continua a ter que pedir apoio para os seus estudos a patronos ricos. É com uma promessa de apoio financeiro do arcebispo de Canterbury, Warham que Erasmo regressa, em 1509, a Londres. Como o apoio nunca chegou, Erasmo acaba por ir para a Universidade de Cambridge trabalhar como professor de Grego e de Teologia.

Erasmo... na Suíça (com saltos até à Holanda, Alemanha...)

Em 1514, quando decide deixar Inglaterra, recebe uma carta do Mosteiro de Stein ordenando-lhe que regresse e retome a sua vida como monge. Erasmo recusa-se e parte para Basileia, na Suíça. Nessa altura, Erasmo ainda não era próspero mas já era famoso. Antes de chegar a Basileia foi recebido e homenageado em diversas cidades por líderes humanistas. Estabelece-se na Basileia e trabalha com o mais importante editor da Suíça, Johann Froben. Passa as décadas seguintes entre Louvain (Holanda), Freiburg (Alemanha) e Basileia. São décadas conflituosas marcadas pelo nascimento da Reforma Protestante. Em 1536 Erasmo regressa a Basileia onde morre nesse ano e deixa a maior parte dos seus bens para apoiar os estudantes da Universidade da Basileia.

Contributo intelectual

Erasmo foi um dos humanistas mais influentes do Renascimento na Europa. Foi um escritor relevante em diversos géneros e destacou-se sobretudo nas áreas da Educação e da Teologia. Escreveu 5 tratados sobre Teoria Educacional Humanista e diversos livros didáticos que foram publicados em toda Europa. O seu ensaio "O elogio da loucura" é ainda referência intelectual essencial para os nossos tempos.

E se fosse hoje?

Nos dias de hoje, Erasmo de Roterdão seria um trabalhador estudante que, órfão de pais, teve que "fazer pela vida". Seria alguém que, através do mérito académico, conseguiu bolsas para estudar em alguns países da Europa e que teve que aprender línguas com poucos recursos financeiros.

Um homem, mil mundos

Erasmo foi um monge talentoso e obscuro na Holanda, poeta e estudante pobre em Paris, convidado da corte e tradutor em Inglaterra, doutor "honoris causa" em Turim, autor em Veneza, professor em Cambridge e escritor famoso na Suíça.

 

GUIA-ERASMUS-2012-WEB-1

Outras informações


seo canakkale vergi mevzuati bagimsiz denetim kanunlar web security engelliler teknoloji sgk bagimsiz denetim bagimsiz denetim sorgulama internet security mevzuat vergi ve sgk mevzuati canakkale canakkale balik tutma search