Home Programa O que é?

Ser Cidadão da Europa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Da mobilidade nasce uma outra identidade...

Certamente já ouviste falar do Programa ERASMUS. Estudar, viajar, experimentar a vida e a cultura de um outro país europeu... sim, isso e um pouco mais, digamos que também pode... mudar a tua vida e dar-te uma experiência única de cidadania europeia.

ERASMUS é o mais conhecido dos programas de intercâmbio da União Europeia na área da educação e está acessível aos estudantes do ensino superior (licenciatura, mestrado e doutoramento), bem como a pessoal docente e não docente de instituições de ensino superior. Os estudantes ERASMUS podem passar um período de estudos de três a 12 meses numa universidade de outro país da União Europeia, sem terem que pagar propinas nessa instituição e com equivalência das cadeiras realizadas. Isso mesmo, podes passar um período fora sem perder o semestre na tua faculdade.

O que podes fazer em ERASMUS

Actualmente podes fazer diversas atividades ERASMUS, das quais destacamos: Mobilidade de Estudantes para Estudos (Student Mobility for Studies - SMS) e Mobilidade de Estudantes para Estágio Profissional (Student Mobility for Placements – SMP). Em alguns países os estudantes podem fazer, antes do início das aulas / estágio, um Curso Intensivo de Línguas ERASMUS.

O que o ERASMUS pode fazer por ti

Para além de te dar uma oportunidade de viver no estrangeiro, o programa vai fazer a diferença no teu currículo. Já está mais do que visto que o "canudo" por si só não te garante o emprego e aqui podes ter uma oportunidade de ganhar experiência e habilitações que são muito valorizadas no mercado de trabalho: competências linguísticas, conhecimento de novos métodos de trabalho, crescimento pessoal e intelectual, maior capacidade de adaptação e autonomia. Estudos da UE mostram que os estudantes que fizeram ERASMUS têm uma maior empregabilidade, quer no mercado de trabalho nacional quer no internacional.

Quanto custa

Temos boas e menos boas notícias. As boas são as bolsas de mobilidade ERASMUS e estares isento de pagar propinas na instituição de acolhimento. As menos boas são que as bolsas não cobrem todas as despesas de estudar fora e tens de continuar a pagar as propinas da tua instituição de origem. As bolsas de mobilidade ERASMUS servem para te ajudar nas despesas relacionadas com a viagem (passagens, seguros, vistos, etc) e na diferença do custo de vida entre países. Isso quer dizer que terás que continuar a suportar as despesas que tens normalmente: alojamento, alimentação, transportes, livros, fotocópias, etc.

25 Anos a mudar vidas

O Programa ERASMUS foi estabelecido em 1987 e recebeu o nome do filósofo, teólogo e humanista holandês, Erasmo de Roterdão. O ERASMUS foi incorporado em 1995 no programa Sócrates (em homenagem ao filósofo grego, é favor não confundir com o nosso antigo primeiro ministro) que foi substituído em 2000 pelo programa Sócrates II. Este por sua vez foi substituído pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV) em 2007. Até 1996 apenas os estudantes universitários podiam participar no programa. No ano seguinte a participação foi alargada aos professores e funcionários do ensino superior. Desde a sua criação, já participaram no programa mais de 2.2 milhões de estudantes.

Quem organiza e promove o ERASMUS?

A Comissão Europeia é responsável por toda a implementação do programa ERASMUS e a Direção Geral para a Educação e Cultura coordena as diferentes atividades. Em Portugal, é a Agência Nacional PROALV – Programa Aprendizagem ao Longo da Vida quem administra e promove a mobilidade individual.

Onde obter Informações

› Gabinete de Relações Internacionais ou Gabinete de ERASMUS da tua instituição de ensino superior (ver página 44). No gabinete poderás obter informações como condições e prazos de candidatura e quais são as instituições estrangeiras com as quais a tua instituição de ensino tem acordos.

› Site da Comissão europeia http://ec.europa.eu/education/lifelonglearning-programme/erasmus_en.htm

› Site da Agência Nacional PROALV http://proalv.pt

Onde posso fazer ERASMUS?

Nos 27 países da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Chipre, Malta e Roménia e, ainda, na Turquia, Suíça, Croácia, Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Qual o significado?

A sigla ERASMUS também pode ser lida como European Region Action Scheme for the Mobility of University Students (Esquema de Acção da Comunidade Europeia para a Mobilidade dos Estudantes Universitários)

 

GUIA-ERASMUS-2012-WEB-1

Outras informações


seo canakkale vergi mevzuati bagimsiz denetim kanunlar web security engelliler teknoloji sgk bagimsiz denetim bagimsiz denetim sorgulama internet security mevzuat vergi ve sgk mevzuati canakkale canakkale balik tutma search